quarta-feira, 25 de abril de 2012

O Holocausto


O genocídio mais conhecido na história é o Holocausto porque foi justamente o genocídio que levou à criação da palavra ‘genocídio’, e da Convenção para Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio, explicada acima.

O Holocausto ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial e durou 4 anos (1941-1945), porém sua organização teve início em 1933-34. Foi o extermínio de milhões de pessoas, principalmente judeus, consideradas de grupos indesejados e inferiores pelo regime nazista de Adolf Hitler que liderava a Alemanha e depois o Terceiro Reich. Além dos judeus, também foram mortos ciganos, deficiente físicos e mentais, eslavos, comunistas, homossexuais, entre outros.

Um das características que chama muita atenção no Holocausto é a organização meticulosa dos nazistas. Primeiramente eles fizeram uma identificação das pessoas que deveriam ser segregadas, obrigando-as a portar um triangulo colorido invertido. As cores diferenciavam de qual “grupo indesejável”a pessoa pertencia. No caso dos judeus, usavam dois triângulos amarelos que juntos formavam o símbolo da Estrela de Davi e a palavra ‘judeu’ escrita no meio.

Nota: A Estrela de Davi significa proteção, escudo ao corpo durante o combate. Mais uma vez, a escolha de tal símbolo pelos nazistas mostra a organização que teve o Holocausto e o intuito de ridicularizar e rebaixar os judeus. O símbolo que tinham como proteção foi para milhões de judeus no Holocausto a sua sentença de morte.

Depois de serem identificadas, as pessoas pertencentes aos “grupos indesejáveis” eram levadas para guetos que nada mais eram que regiões urbanas cercadas e reservadas. Dentro dos guetos vivia-se em condições miseráveis. Eles foram mais usados na Polônia e URSS ocupadas pelos nazistas.

Houve tentativas de resistência e reação, a mais conhecida sendo a de Varsóvia na Polônia, mas nenhuma realmente apresentou um grande resultado.

Se os segregados não fossem levados ou não morressem nos guetos urbanos, eram levados para campos de concentração, aonde na maioria das vezes eram obrigados a trabalhar para fabricas e industrias.

Havia um segundo tipo de campo de concentração, os campos que eram encarregados de por em prática a “Solução Final das Judeus”, os campos de extermínio. Nos campos de extermínio eram usadas câmaras de gás para matar e a incineração para se desfazer dos corpos. O trabalho da colheita e a crema dos corpos eram feitas pelos próprios judeus.

Poucos campos de concentração eram apenas campos de extermínio. A maioria era também de trabalho. O mais famoso dos campos de concentração é Auschwitz.

Em uma última tentativa de exterminar seu prisioneiros, os nazista, no fim da guerra, quando já haviam sido invadidos por forças Aliadas, os mandaram para uma “marcha da morte” na tentativa de evitar que fossem libertados.

O Holocausto acabou com fim da Segunda Guerra Mundial quando os nazistas se renderam as forças aliados. Hitler se suicidou, e seus generais que não foram mortos ou fugiram, foram presos. Os principais lideres que foram presos foram julgados no tribunal de Nuremberg e a maioria foi condenada a morte.

Com o Holocausto centenas de comunidades judaicas foram completamente aniquiladas na Europa, e depois da guerra. Sem ter para aonde ir, centenas de sobreviventes imigraram para outros países, principalmente os EUA e Israel que surgiu como novo Estado soberano em 1948.

A devastação dos judeus e de suas comunidades, foi a mais devastosa e sórdida consequência do Holocausto. Centenas de museus, monumentos e memorias foram criados para nos lembrar das atrocidades sofridas por esse povo. Mas há muitas questões que para sempre serão alvo de discussão:

A punição da Alemanha e sua divisão com o muro de Berlin foi demasiadamente severa?

Por que que depois de um genocídio tão marcante com o Holocausto aonde regras foram criadas, tratados escritos, a ONU foi estabelecida, ainda tivemos outros genocídios com de Iraque, Ruanda, Bósnia, Kosovo, Líbia e o que está ocorrendo na Síria? Não aprendemos nada?

A recusa de Israel em aceitar a Palestina pode ser considerada uma segregação racial ou é só uma disputa territorial e de soberania? 

Ainda há muito que se discutir e aprender com o Holocausto e os outros e infelizmente tantos genocídios que ocorreram e estão ocorrendo no mundo para enfim tentarmos evitar problemas futuros.






- Gabriela Manzo

Um comentário: